Desde el 18 de agosto de 2010, debes registrarte para editar páginas. (salvo Rodovid Engine).

Balthazar Moraes d'Antas

De Rodovid ES

Persona:46602
Linaje (al nacer) Moraes
Sexo Masculino
Nombre completo Balthazar Moraes d'Antas
Padres

Ignez Navarro d'Antas [Navarro] n. ?

Pedro de Morais de Antas [Morais] d. 1575

[1]

Notas

Esta família teve princípio em Balthazar de Moraes de Antas, que de Portugal passou a S. Paulo onde casou com Brites Rodrigues Annes f.® de Joanne Annes Sobrinho, que de Portugal tinha vindo a esta capitania trazendo solteiras três filhas, que todas casaram com pessoas de conhecida nobreza.

Pedro Taques, de quem copiamos esta notícia sobre os Antas Moraes e que por sua vez copiou-a do título dos Braganções na livraria de José Freire Monte Arroio Mascarenhas em 1757, descreve a ascendência dos Antas Moraes como segue:

(...)

13.° Ignez Navarro de Antas que casou com Pedro de Moraes, cavaleiro fidalgo do chefes Moraes do reino de Portugal da província de Trás-os-Montes, que era parente da mesma Ignez Navarro, sua mulher. Este Pedro de Moraes serviu a el-rei em vários empregos nas comarcas da Beira e de Trás-os-Montes; e foi mamposteiro-mor dos cativos; e do dito instrumento consta que teve uma irmã que no ano de 1575 estava casada com Pedro Homem Escudeiro, morador na vila de Mogadouro. E do mesmo instrumento consta que teve dito Pedro de Moraes:

14.° Balthazar de Moraes de Antas (tronco deste apelido em S. Paulo) que em 11 de Setembro de 1579, perante o Juiz Amador do Valle, de Mogadouro, sendo escrivão dos autos o tabelião Gaspar Teixeira, justificou a sua fraternidade por pai e mãe com Belchior de Moraes de Antas para se aproveitar do instrumento que a este se tinha passado. Assim se julgou de que se deu ao dito Balthazar de Moraes o seu instrumento autêntico, o qual o fez reconhecer em 1579 pelos escrivães de Mogadouro, Monxagate, Torre de Moncorvo, Mirandella, e Villa Pouca de Aguiar. E na cidade do Porto justificou por Índia e Mina dito instrumento em 1579; o mesmo fez em 1580 na cidade do Funchal e nesse mesmo ano justificou o instrumento e fez reconhecer os sinais dele na cidade da Bahia por Cosme Rangel de Macedo, ouvidor geral de toda a costa do Brasil. Balthazar de Moraes de Antas teve uma irmã casada com o sargento-mor José Alvares Meirelles, cavaleiro fidalgo da casa do Sr. D. Antonio, e morador no Mogadouro pelos anos de 1575: irmão também de Belchior de Moraes de Antas de quem fizemos menção.

Fuentes

  1. Conforme Genealogia Paulistana, Vol. VII, p. 3 e seguintes. - (http://www.geocities.com/lscamargo/gp/Moraes_1.htm)

Desde los abuelos hasta los nietos

Abuelos
Vasco Rodrigues de Morais de Antas
nacimiento: Vimioso, Vimioso, Portugal
Micaela de Albuquerque (de Morais de Antas)
nacimiento: Vimioso, Vimioso, Portugal
Abuelos
Padres
Pedro de Morais de Antas
nacimiento: Vimioso, Vimioso, Portugal
defunción: 1575
Padres
 
== 3 ==
Baltazar de Morais de Antas
nacimiento: 1535c, Mogadouro, Mogadouro, Portugal
matrimonio: Brites Rodrigues Anes (de Morais de Antas)
defunción: 1600c, São Vicente, Santos, SP, Brasil
== 3 ==

Herramientas personales
Otros idiomas